Fone.: 011 3331-1170
Rua Jaguaribe, 134 - Santa Cecília
Ao lado da Santa Casa e do Hospital Santa Isabel

CUIDADOS & DICAS

1 - Novos Jardineiros!


Para obter bons resultados é necessário ter os utensílios adequados. É fundamental ter uma mangueira, fertilizante, mudas e luvas de jardinagem. Com o passar do tempo você vai sentir a necessidade de comprar outros utensílios, mas por enquanto, estes são os suficientes para se iniciar neste novo universo:

  • Inicie pelas pequenas coisas. Se não tem a certeza de quanto tempo pode dedicar à jardinagem, comece por plantar em vasos e talvez algumas filas de flores no jardim.
  • Certifique-se de que plantou as flores nas áreas apropriadas do jardim, com mais ou menos sol.
  • Descubra quais as plantas que precisam de um cuidado especial em condições climáticas especiais.
  • Uma vez plantadas todas as mudas, assegure-se de que pode dedicar pelo menos uma ou duas horas por semana para tratar de seu jardim.

A jardinagem é extremamente relaxante, aproveite !


2 - Plantas de Interior - Cuidados


Mesmo que não estejam sujeitas ao sol e a chuva, alguns cuidados são essenciais para se manter a beleza e a saúde das plantas de interior.

O primeiro passo é descobrir se as espécies necessitam de sol ou de sombra. As espécies de sol, como o nome diz, são aquelas que apreciam e precisam da luz do sol diretamente em suas folhas. Apenas claridade não é suficiente. Essas espécies costumam se desenvolver bem em solo basicamente de terra, e precisam de regas abundantes, de 3 a 4 vezes na semana, e adubação constante. Outras espécies também de sol, preferem solo arenoso e com pouca terra, como é o caso dos cactus. Mas diferentemente das anteriores, não precisam, e nem gostam de água, pois se hidratam com umidade do ar, que é captado sob a ‘pelugem’ que reveste suas folhas. Os cactus apodrecem facilmente, se regados com freqüência, ou com chuvas constantes.

Já as espécies de sombra geralmente possuem folhas mais delicadas e seu porte/ tamanho, varia de 20cm a 2m, dificilmente passando desta altura. Neste caso, o solo deve possuir uma composição diferenciada, contendo serragem, húmus, alguns tipos de nutrientes em farelo, adequados às raízes finas e suas necessidades orgânicas.

Vasos para espécies com essas características devem ser bem drenados, permitindo que o excesso de água saia do vaso, caso contrário, as raízes podem apodrecer, causando doenças e até a morte da muda.

As espécies internas requerem cuidados específicos. Seguem 5 dicas simples de cuidados diários:

  1. A limpeza constante das folhagens é fundamental para a saúde e beleza da sua planta. Essa limpeza ajuda a espécie a respirar e previne o aparecimento de pragas, como cochonilhas e pulgões.
  2. Hidrate as folhas com um pano úmido pelo menos uma vez ao mês, enquanto faz a limpeza. Essa hidratação evita que apareçam manchas de ressecamento na ponta das folhas, geralmente causado pela poluição e ar seco das grandes cidades. Você verá rapidamente uma grande diferença na beleza e saúde delas.
  3. Ambientes com ar condicionado são prejudiciais às espécies, reduzem a vitalidade, o brilho e o tempo de vida. Evite posicionar os vasos próximos ou logo abaixo dos dutos de ar.
  4. A rega deve ser controlada de 1 a 2 vezes por semana, com pouca água. A quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho da espécie.
  5. Outra preocupação constante é o surgimento de fungos, que podem ser identificados pela colocação amarelada da folhagem e odor na terra, ocasionado pelo excesso de água. Se isso acontecer, diminua quantidade de água, ou aumente o intervalo de dias entre uma rega e outra.


3 - Como manter seus arranjos lindos por mais tempo!


A seguir, Isabel dá algumas dicas de espécies e cuidados que garantem um arranjo fresco e lindíssimo por mais tempo:

Crisântemo Anastácia: encontrado nas cores branca, amarela, verde e roxa. Esta espécie pode durar semanas. O ideal é trocar a água de três em três dias.

Copo de Leite e as Callas: esta espécie tem boa duração, mas permanece fresca por mais tempo quando colocada diretamente na água, sem a espuma floral. É necessário trocar a água de dois em dois dias.

Alstroemerias: esta espécie tem uma variação infinita de cores, com duração surpreendente. O importante é prestar atenção nas folhas no momento da compra, pois devem estar verdinhas e durinhas.

Lisianthus: encontradas nas cores branco, roxo, rosa, mesclas de roxo com branco, e mescla de rosa com branco.

Orquídeas: em geral têm uma boa duração, principalmente as Phalaenopsis e as Denfales, espécies abundantes na primavera.

Como manter um arranjo fresco por mais tempo:

  • Antes de inserir a flor em um arranjo, sempre corte as pontas.Muitas vezes, a ferida seca e acaba selando a ponta do caule impedindo, o fluxo de água pelas veias da flor.
  • Espuma floral é bom, mas sua função é de dar estrutura ao arranjo e não de hidratar a flor. Mesmo trabalhando com a espuma floral molhada, dia sim e dia não, é necessário completar a água do seu arranjo.
  • Tire as flores do arranjo e corte as pontinhas dos caules, além da troca da água de vez em quando. Vale manter suas flores saudáveis apesar de o trabalho de remontar o arranjo.
  • Existem no mercado conservantes florais, nas versões líquida ou em pó, para misturar na água do arranjo. Cuidado para usar as medidas corretas. Produto demais pode ser prejudicial para o seu arranjo.


4 - Dicas para evitar que seu cão destrua as plantas


Seu jardim está sempre cheio de buracos? Saiba como evitar que seu cão destrua suas plantas:
  • Se você mora em casa, reserve um pedacinho do quintal para o cachorro. Isso significa deixar um canto sem plantas, para que o seu cão possa cavar e fazer aquela bagunça feliz.
  • Enterre um pouco das fezes do seu cachorro no jardim. Eles não mexem em locais onde percebem "sujeira".
  • Para impedir focinhos curiosos nos vasos que ficam dentro de casa, borrife neles água com canela e cravo-da-índia. Cães e gatos detestam esse cheiro.
  • Não dê escândalo caso veja flores destruídas: seu cachorro pode achar que é um incentivo para aprontar de novo. Fique quieta.

Segunda a Sexta - 8hs às 18hs / Sábado - 9hs às 16hs
Rua Jaguaribe, 134 - Santa Cecília Fone.: 011 3331-1170 - Estacionamento no local
paisagismo@gardencenterpaisagismo.com.br